Grupo Coral - Santa Casa de Vila Verde Grupo Coral

Provedoria

O Coro da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde foi formado em 2002, e é constituído atualmente por aproximadamente 25 elementos distribuídos por quatro vozes: Tenor, Alto, Contralto e Baixo. É um grupo coral polifónico, normalmente acompanhado por órgão, violino, violoncelo, oboé e trompete.

O grupo é dirigido tecnicamente por Conceição Morais, sendo maestro o Prof. Hugo Pereira e conta ainda com o Prof. Nuno Oliveira no secretariado administrativo. O Coro contou com várias atuações ao longo da sua existência, entre cantar os Reis ao Dr. Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, à DGEST ao Porto. Participou no con- certo de gala “Mês do Romance”, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Verde. Participou nas comemorações dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Macau e no XII Congresso Internacional das Misericórdias que se realizou em Macau. Abrilhantou outros Congressos e festividades organizadas pela União das Misericórdias Portuguesas, a última das quais, na eucaristia que decorreu no passado dia 30/09/23 no Santuário da Nossa Senhora de Fátima.

História

O Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde foi formado em 2002, este Grupo Coral é constituído por aproximadamente 45 elementos, distribuídos por 4 vozes: Sopranos, Contraltos, Tenores, Baixos.

O grupo é dirigido pelo maestro Dr. Júlio Dias e presidido pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Sr. Bento Morais.

Este grupo conta com várias actuações, nomeadamente participação em encontros de coros (no Concelho e fora deste), participação em eucaristias, principalmente dias festivos (Natal, Páscoa, dia do Pai, dia da Mãe), participação em casamentos e participação, com especial relevância, na abertura do VIII Congresso Nacional das Misericórdias que se realizou na Cidade de Braga entre os dias 31 de Maio e 02 de Junho de 2007 e contou com a presença do Presidente da República.

As actuações atrás referidas realizaram-se em vários pontos do nosso país, nomeadamente em Vila Verde, Braga, Arganil, Foz Côa, Fundão, Santuário da Sr. de Fátima, Leiria, Santuário de S. Bento, Gerês, e ainda em Espanha, na Catedral de São Tiago de Compostela.

Em Agosto de 2010, o Grupo Coral foi convidado pela Câmara Municipal de Vila Verde, no âmbito do Protocolo de Geminação com Lohmar, para participar nas festividades populares e religiosas desta localidade na Alemanha. Aqui, e como já foi referido, o Grupo teve oportunidade de cantar em várias ocasiões, entre elas, duas eucaristias e na abertura oficial das festas populares desta localidade.

No mês de Outubro de 2010, o Grupo Coral recebeu nas suas instalações o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, Açores, durante três dias, e participaram, ambos os Coros, na comemoração do centenário da República, na Câmara Municipal de Vila Verde e na Inauguração da XVIII Festa das Colheitas deste Concelho.

No mês de Fevereiro de 2011, o Grupo Coral, participou no baptismo, da recente formada, orquestra clássica da Académica de Música de Vila Verde, dando um concerto em conjunto com a orquestra no Mosteiro de N.ª Sr.ª do Alivio.

No passado mês de Junho de 2011, o Grupo Coral teve o privilégio de abrilhantar a sessão de abertura do X Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas, realizada no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Também no mês de Junho de 2011, o Grupo Coral deslocou-se aos Açores, no âmbito do intercâmbio com o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, nesta deslocação o Coro participou num concerto realizado no Centro Cultural da Graciosa e teve ainda a oportunidade de cantar a missa dominical, no âmbito das Festas do Espírito Santo e participar no cortejo realizado nestas mesmas comemorações.

De passagem pela ilha de S. Miguel, também nos Açores, o Grupo Coral, a convite da Câmara Municipal do Nordeste, realizou um concerto no Império do Espírito Santo da Grota do Bravo, na Vila do Nordeste.

No dia 9 de Setembro, o Grupo Coral, cantou a eucaristia realizada no mosteiro de São Bento da Porta Aberta, Geres, aquando da peregrinação do concelho de Vila Verde a este Santuário, peregrinação esta, organizada pela Câmara Municipal de Vila Verde.
No passado dia 2 de Outubro, o Grupo Coral, abrilhantou a missa do peregrino, realizada na Catedral de Santiago de Compostela, aquando da peregrinação do concelho a esta Catedral.

Locais Visitados