A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde celebrou os 100 anos da Utentes Avelina da Glória Marques que está instalada na ERPI de Valbom São Pedro. Com a presença especial da RTP que assinalou o momento, família, utentes, equipa e direção fizeram a festa da centenária.
Avelina da Glória Marques, nasceu a 20 de Março de 1925 na freguesia de Paçô do concelho de vila verde.
Toda a infância da Avelina foi sempre muito dura pois era filha de pais pobres e tinha duas irmãs e cinco irmãos.
Avelina casou com 22 anos em Paçô e o marido com o nome de Horácio Arantes com a idade de 24 anos e natural de Estrumil. A história de namoro da D. Avelina com o marido é muito bonita, conheceram-se no dia 19 de Março na festa de São José da Aldeia. A D. Avelina apanhou uma flor e colocou a flor ao peito do senhor Horácio mas ela tinha um outro namorado, mas o senhor Horácio apaixonou-se logo pela D. Avelina. Depois o senhor Horácio foi tentando conquistar o amor da D. Avelina até que conseguir o seu amor. Estiveram juntos 72 anos onde tiveram 10 filhos duas vezes gémeos com diferença de 3 anos.
A dona Avelina tem 15 netos e 16 bisnetos e toda vida a D. Avelina e o marido trabalharam como caseiros no campo e cuidavam da vida de casa e dos filhos. Todos os filhos do casal são emigrantes na França e Estados Unidos. A D. Avelina Teve um AVC com 92 anos de idade e foi socorrida pelo marido onde no dia seguinte ele também sofreu um AVC e a partir dai foram separados, por força das circunstância.
“O nosso pai morreu apaixonado pela minha mãe”, comentam os filhos da D. Avelina
Houve bolo de aniversário e três velas para soprar. O Provedor Bento Morais fala num momento de muita felicidade e agradece à equipa a dedicação aos utentes da Santa Casa de Vila Verde sempre a pensar no seu bem-estar.